Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur

Donec sed odio dui. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue.

Fale direto conosco
Nome do autor

Cargo ocupado

Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Cras mattis consectetur purus sit amet

Ver mais
Nome do autor

Cargo ocupado

Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Cras mattis consectetur purus sit amet

Ver mais

Recuperação de Créditos de PIS COFINS sobre o Ativo Imobilizado

Créditos PIS COFINS Ativo Imobilizado - Indice
Imagem destacada do artigo
por Glauco Oda
tempo de leitura: 6 minutos

[custom_frame_center]Créditos de PIS COFINS[/custom_frame_center]

Entre outros benefícios, uma boa gestão sobre o Ativo Imobilizado possibilita de forma segura a recuperação de créditos de PIS/COFINS sobre a aquisição de ativos imobilizados utilizados para produção de bens ou prestação de serviços para pessoas jurídicas optantes pelo regime de tributação Lucro Real (sistema não cumulativo).

Lei 12.973/14
[divider]
Art. 53. A Lei nº 10.865, de 2004, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 15. As pessoas jurídicas sujeitas à apuração da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, nos termos dos arts. 2º e 3º das Leis nºs 10.637, de 30 de dezembro de 2002, e 10.833, de 29 de dezembro de 2003, poderão descontar crédito, para fins de determinação dessas contribuições, em relação às importações sujeitas ao pagamento das contribuições de que trata o art. 1º desta Lei, nas seguintes hipóteses:

IV – aluguéis e contraprestações de arrendamento mercantil de prédios, máquinas e equipamentos, embarcações e aeronaves, utilizados na atividade da empresa;
V – máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado, adquiridos para locação a terceiros ou para utilização na produção de bens destinados à venda ou na prestação de serviços.
§ 13. No cálculo do crédito de que trata o inciso V do caput:
I – os valores decorrentes do ajuste a valor presente de que trata o inciso III do caput do art. 184 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, poderão ser considerados como parte integrante do custo ou valor de aquisição;
II – não serão computados os ganhos e perdas decorrentes de avaliação de ativo com base no valor justo.
§ 14. O disposto no inciso V do caput não se aplica no caso de bem objeto de arrendamento mercantil, na pessoa jurídica arrendatária.

[divider]

Dão direito ao creditamento do PIS/COFINS sobre as depreciações de máquinas e equipamentos adquiridos e utilizados na produção:

1. A partir de 30.04.2004 = 1/48, mensais, sobre o valor de aquisição.

2. A partir de 26.07.2004 = 1/12, mensais, sobre o valor de aquisição de vasilhames de vidros retornáveis, classificados no código 7010.90.21 da Tipi, destinados ao envasamento de refrigerantes e cervejas, classificados nos códigos 22.02 e 22.03 da Tipi.

3. Pesquisa e coleta de dados: A partir de 1º de outubro de 2004 = 1/24 mensais, sobre o valor da aquisição de máquinas e aparelhos, instrumentos e equipamentos, novos, relacionados no Decreto 4.955/2004, Decreto 5.173/2004 e Decreto 5.222/2004, adquiridos e utilizados nos processos industriais. IN-457/2004

4. A partir de 1º agosto/2004, não geram crédito de PIS/COFINS os encargos de depreciação de bens adquiridos até 30.04.2004

[divider]

Crédito acelerado sobre máquinas e equipamentos

Créditos de PIS COFINS

Desde 03.08.2011, com base no art. 1º da Lei nº 11.774/2008 , alterada pela Lei nº 12.546/2011, art. 4º, as pessoas jurídicas que adquirirem no mercado interno ou de importação de máquinas e equipamentos, destinados à produção de bens e prestação de serviços, poderão optar pelo desconto dos créditos da Contribuição para o PIS-Pasep e da Cofins, mediante a aplicação, a cada mês, da alíquota de 1,65%, relativamente à contribuição para o PIS-Pasep, e de 7,6%, relativamente à Cofins, sobre o valor correspondente ao custo de aquisição do bem, no caso de aquisição no mercado interno, ou sobre o valor que serviu de base de cálculo da contribuição para o PIS-Pasep-Importação e da Cofins-Importação, acrescido do valor do IPI vinculado à importação, quando integrante do custo de aquisição, calculados da seguinte forma:

a) no prazo de 11 (onze) meses, no caso de aquisições ocorridas em agosto de 2011;

b) no prazo de 10 (dez) meses, no caso de aquisições ocorridas em setembro de 2011;


c) no prazo de 9 (nove) meses, no caso de aquisições ocorridas em outubro de 2011;


d) no prazo de 8 (oito) meses, no caso de aquisições ocorridas em novembro de 2011;

e) no prazo de 7 (sete) meses, no caso de aquisições ocorridas em dezembro de 2011;

f) no prazo de 6 (seis) meses, no caso de aquisições ocorridas em janeiro de 2012;

g) no prazo de 5 (cinco) meses, no caso de aquisições ocorridas em fevereiro de 2012;


h) no prazo de 4 (quatro) meses, no caso de aquisições ocorridas em março de 2012;

i) no prazo de 3 (três) meses, no caso de aquisições ocorridas em abril de 2012;

j) no prazo de 2 (dois) meses, no caso de aquisições ocorridas em maio de 2012;

k) no prazo de 1 (um) mês, no caso de aquisições ocorridas em junho de 2012;


l) imediatamente, no caso de aquisições ocorridas a partir de julho de 2012.

Destaca-se que, o regime de desconto de créditos no prazo de 12 (doze) meses continua aplicável aos bens novos adquiridos ou recebidos a partir do mês de maio de 2008 e anteriormente ao dia 3 de agosto de 2011, data da publicação desta Medida Provisória.

[divider]

Observação:

Fica vedada a utilização de créditos (IN SRF nº 457/2004) para os seguintes casos:

Sobre encargos de depreciação acelerada incentivada, apurados na forma do art. 313 do RIR/1999;

Na hipótese de aquisição de bens usados.

[divider]

Como funciona o serviço de apuração e revisão de créditos de PIS e COFINS

Créditos de PIS COFINS IconCom base nos fundamentos legais da legislação atual, um serviço de revisão da apuração de PIS e COFINS sobre o ativo imobilizado consiste na pesquisa das notas fiscais, classificação e destacamento dos impostos.

Ao final de toda pesquisa, o relatório final apresentará o número passível de creditamento de causas já consolidadas e sem risco para a empresa.

Exemplo real: Um dos nossos clientes do ramo industrial, após o trabalho de revisão de apuração de PIS/COFINS sobre seu imobilizado na ordem de R$ 773M conseguiu recuperar de créditos R$ 71M.

[divider]

Serviços da AfixCode de Revisão da Apuração de PIS e COFINS

Muitas empresas perdem valores na apuração dos créditos de PIS e COFINS. Quer melhorar o aproveitamento de créditos da sua empresa?

A AfixCode em parceira com a DR Consultoria, do renomado Prof. Daniel Tavares, oferece o serviço de Revisão e Apuração do PIS e COFINS. Nesse serviço, é feita uma análise profunda dos processos da empresa para localizar diversos valores que poderiam gerar créditos. Conheça mais detalhes sobre esse serviço ››

[optin-monster-shortcode id=”hjf8cnbqyitimhrx”]

[divider_top]

Compartilhe esse conteúdo!
Glauco Oda
Autor

Glauco Oda

Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | <b>LinkedIn:</b> <a href="https://www.linkedin.com/in/glaucooda/">/in/glaucooda</a>

00 Comentários

Deixe seu comentário

Posts relacionados

Quer sair na frente? Continue por aqui.

Veja os conteúdos que preparamos para impulsionar você.

Entre para a lista de quem prefere precisão, não achismo.

Insights práticos e relevantes, conteúdos exclusivos com prioridade — direto na sua caixa de entrada.

Ícone da Afixcode

Dúvidas Frequentes

Dúvida FAQ

Dúvida FAQ