
center
Você sabe o que é leasing? É um processo pelo qual uma pessoa ou uma organização podem alcançar o uso de alguns ativos fixos pelos quais deve arcar uma sequência de pagamentos dedutíveis de impostos, periódicos e contratuais.
É um contrato entre o financiador (locador) e o usuário final (locatário) para a aquisição e uso de um ativo e/ou solução e (se incluído) quaisquer custos associados, como manutenção em troca de pagamento durante um período acordado.
Ou seja, o arrendamento mercantil é uma forma de atividade financeira associada à transferência de bens de capital para uso temporário por tempo determinado, mediante pagamento.
Neste artigo, falaremos de forma detalhada como funciona todo o processo. Confira!
Introdução
no-repeat;center top;;
auto
O que é leasing?
É definido como um documento contratual que estabelece o prazo em que uma parte (possuidora de um ativo) aprova o aluguel de um bem (ativo imobilizado) da outra (o arrendador).
Um arrendamento garante ao arrendatário o uso de um ativo e promete pagamentos regulares do arrendador (o proprietário do bem) por um período de tempo acordado.
A menos que haja renovação do contrato ou venda de ativo ao locatário; tanto o proprietário quanto o locatário devem respeitar os termos do contrato para que o arrendamento permaneça válido.
O que é leasing?
no-repeat;center top;;
auto
Quais são os tipos de leasing?
Vamos destacar quatro tipos que existem no mercado e para que você possa escolher a melhor forma do processo.
Leasing financeiro
Este aluguel é por um período básico durante o qual o contrato não pode ser cancelado. A duração desse prazo básico depende da vida econômica do ativo e geralmente é menor do que a vida esperada do ativo.
Esse acordo permite que o locatário use o ativo após o vencimento do período básico ou, alternativamente, o locatário pode comprar o ativo a um preço negociado no término do arrendamento.
O empréstimo financeiro é comumente usado no caso de terrenos e edifícios e equipamentos muito caros. O locador geralmente é capaz de recuperar seu investimento no ativo durante o período do arrendamento.
Como se caracteriza o Leasing financeiro?
Quais são os tipos de leasing / financeiro
no-repeat;center top;;
auto

center
Leia também: ???? Como contabilizar o leasing financeiro após a lei 12.973 – o guia completo ???? Leasing financeiro: critérios de classificação e tratamento contábil
Links
no-repeat;center top;;
auto
Leasing operacional
Nesse tipo de arrendamento, o arrendatário adquire o direito de usar o bem por um curto período, por exemplo, uma semana ou um mês. O aluguel pode ser renovado após o término do período.
Esse arranjo é adotado no caso de ativos que estão sujeitos a rápidos avanços tecnológicos, por exemplo, computadores. O arrendamento operacional é
relativamente mais caro.
Leasing back
É um acordo em que o proprietário do ativo pode vendê-lo à empresa de arrendamento mercantil e alugá-lo de volta. Tal arranjo é adotado quando a empresa enfrenta escassez de fundos. A empresa pode superar o problema de liquidez e, ao mesmo tempo, reter o uso do ativo.
Leasing alavancado
Sob este acordo, o locador toma emprestado fundos do credor e fornece uma parte do dinheiro para adquirir o ativo. O locador atende a dívida com os aluguéis. Dessa forma, há terceiro (credor) além do locador e do locatário.
Assim, o credor é geralmente uma instituição financeira ou banco comercial. O leasing de alavancagem é usado no caso de ativos muito grandes, como um navio ou avião.
Tipos de Leasing
no-repeat;center top;;
auto

Conte conosco para mais esclarecimentos sobre Leasing
no-repeat;center top;;
auto
Quais são as vantagens do Leasing?
Quais são as vantagens do Leasing?
no-repeat;center top;;
auto

center
Antes de você tomar uma decisão sobre utilizar ou não o leasing, conheça as vantagens e desvantagens do mesmo!
1. Liquidez
O locatário pode usar o ativo para ganhar sem investir dinheiro no ativo. Ele pode empregar seus fundos para necessidades de capital de giro.
2. Conveniência
O leasing é o método mais fácil de financiar ativos fixos. Nenhuma hipoteca ou hipoteca é necessária. As restrições de empréstimos de longo prazo com instituições financeiras são evitadas.
As formalidades envolvidas no arrendamento mercantil são muito menores do que no caso de empréstimos junto a instituições financeiras.
3. Economia de tempo
O ativo está disponível para uso imediato, sem perda de tempo na solicitação do empréstimo, sem necessidade de aprovação e sanção, etc. Os aluguéis podem ser combinados com os fluxos de caixa do locatário.
4. Sem risco de obsolescência
O risco de o ativo se tornar obsoleto devido aos avanços tecnológicos é suportado pelo locador.
5. Economia de custos
Os aluguéis são dedutíveis do lucro tributável. O locatário tem menor obrigação em caso de falência do que sob dívida de financiamento.
6. Flexibilidade
O acordo de leasing é mais flexível. O cronograma de aluguel pode ser ajustado para acomodar necessidades e problemas genuínos do locatário.
Quais são as vantagens do Leasing?
no-repeat;center top;;
auto
E quais as desvantagens do Leasing?
1. Apenas direito de uso
O locatário obtém apenas o direito de uso do ativo. Em caso de liquidação da empresa de arrendamento mercantil, o bem pode ser retomado ao arrendatário, interrompendo suas operações.
2. Restrições sobre alterações e benfeitorias
O locatário não pode fazer alterações ou benfeitorias no bem sem a aprovação prévia do locador. O locador também pode impor algumas restrições ao locatário.
3. Pagamento regular
O locatário deve pagar regularmente ao locador as rendas da locação.
E quais as desvantagens do Leasing?
no-repeat;center top;;
auto
new RDStationForms(\’webinar-ifrs-16-impactos-controle-patrimonial-formulario-77922ad3b3d3d6d753c6\’, \’UA-23926017-1\’).createForm();
FORMULARIO WEBINAR ifrs-16
no-repeat;center top;;
auto
Qual a diferença entre leasing e financiamento?
As duas opções principais para comprar um carro novo, exceto uma compra em dinheiro, são o leasing e o financiamento. Em ambos os casos, você entra em um estacionamento, concorda em fazer pagamentos mensais e sai dirigindo.
No entanto, os detalhes dos dois sistemas podem ser bastante diferentes. Dependendo da sua situação financeira e do seu objetivo em comprar um carro novo, um pode ser mais adequado para você do que o outro.
Para tornar as coisas mais fáceis, considere o arrendamento semelhante ao aluguel de um apartamento. Você está pagando uma quantia fixa de dinheiro por um determinado período de tempo.
Muitas vezes, o leasing é mais barato mensalmente do que a compra de um carro. Além disso, você não precisa fazer um empréstimo automotivo para arrendar.
No entanto, o leasing também vem com parâmetros de milhagem. Você também deve manter o carro alugado em boas condições. Por isso, o leasing pode não ser uma ótima opção para quem dirige muito por longas distâncias.
O financiamento é um processo direto e, muitas vezes, a opção preferida dos motoristas. Mas também pode ser mais caro. Isso ocorre porque o preço mensal é derivado do empréstimo automotivo. Especificamente, ele é derivado do tamanho e da duração do seu empréstimo, juntamente com a sua entrada.
No entanto, possuir um veículo garante que você não precise se preocupar em aderir aos parâmetros de leasing. Além disso, depois de pagar o empréstimo, o carro é oficialmente seu.
Qual a diferença entre leasing e financiamento?
no-repeat;center top;;
auto
Conte conosco para mais esclarecimentos sobre Leasing
Agora que você já sabe o que é leasing, basta tomar sua melhor decisão – diante da sua situação financeira. Na maior parte do tempo, é mais viável buscar pelo leasing devido a facilidade e escassez na economia pessoal ou da empresa.
Gostou do nosso artigo? Então, acompanhe nosso blog para mais dicas!
Conte conosco para mais esclarecimentos sobre Leasing
no-repeat;center top;;
auto
new RDStationForms(\’newsletter-faixa-blog-ad265dafb8f32a1b01f5\’, \’UA-23926017-1\’).createForm();
texto
no-repeat;center top;;
auto
Compartilhe esse conteúdo:
Redes Sociais
no-repeat;center top;;
auto
#Subheader {
background-color: rgba(247, 247, 247, 0);
padding: 100px 0 0px !important
}
.subheader-both-center #Subheader .title {
width: 100%;
text-align: center;
display: none;
}
.p {
line-height: 28px;
font-size: 15px;
letter-spacing: 0.3pt;
}
.hide-love .post-header .title_wrapper {
margin-left: 20%;
margin-right: 20%;
margin-top: 40px;
padding-left: 10px;
border-left: none;
}
@media only screen and (max-width: 600px) {
.hide-love .post-header .title_wrapper {
margin-left: 0;
padding-left: 10px;
border-left: none;
margin-right: 0px;
margin-top: 0px;
}
#Subheader {
background-color: rgba(247, 247, 247, 0);
padding: 100px 0 0px !important;
display: none;
}
}
input[type=\”email\”], input[type=\”text\”] {
padding: 16px;
outline: none;
margin: 0;
width: 200px;
max-width: 100%;
display: block;
margin-bottom: 20px;
font-size: 15px;
border-width: 1px;
border-style: solid;
border-radius: 6px;
box-sizing: border-box;
-webkit-appearance: none;
}
input[type=\”submit\”] {
display: inline-block;
padding: 14px 20px;
margin-bottom: 15px;
font-size: 15px;
border: 0;
border-radius: 5px;
}
#rd-button-joq3m2m5a {
-ms-flex-align: center;
-ms-flex-direction: column;
-ms-flex-pack: center;
align-items: center;
align-self: center;
background-color: rgba(255,199,9,1) !important;
border-bottom-style: none;
border-color: #d6a400;
border-left-style: none;
border-radius: 12px;
border-right-style: none;
border-top-style: none;
border-width: 1px;
color: #FFFFFF !important;
cursor: pointer;
display: -ms-flexbox;
display: flex;
flex-direction: column;
font-family: Roboto, sans-serif;
font-size: 20px;
font-style: normal;
font-weight: bold;
height: 40px;
justify-content: center;
line-height: 1.42857;
margin-bottom: 0px;
margin-top: 10px;
max-width: 330px;
text-align: center;
text-decoration: none;
width: 100%;
}
CSS
no-repeat;center top;;
auto




