Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur

Donec sed odio dui. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Nulla vitae elit libero, a pharetra augue.

Fale direto conosco
Nome do autor

Cargo ocupado

Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Cras mattis consectetur purus sit amet

Ver mais
Nome do autor

Cargo ocupado

Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Cras mattis consectetur purus sit amet

Ver mais
você está em:
Home
Grupo Barcelos

Grupo Barcelos fortalece a gestão do imobilizado com apoio da Afixcode

Resultados Alcançados

Inventário físico realizado em todas as lojas sem impactar as operações comerciais

Uso dos dados do inventário para redistribuição de bens

Organização por categorias, correção de descrições duplicadas

Inventário físico realizado em todas as lojas sem impactar as operações comerciais

Uso dos dados do inventário para redistribuição de bens

Organização por categorias, correção de descrições duplicadas

Sobre Grupo Barcelos

Com mais de 25 lojas no Brasil, o Grupo Barcelos é uma referência no segmento de redes varejistas. Em busca de mais organização, clareza nas informações e agilidade nos processos, a empresa iniciou um projeto de inventário patrimonial com a Afixcode, colhendo resultados relevantes já na segunda fase de execução.

O problema

Era essencial garantir visibilidade sobre todos os nossos bens, sem atrapalhar o funcionamento das lojas. Precisávamos evitar perdas e inconsistências, criar uma base confiável para a gestão e ainda garantir clareza nas informações.

– Destaca Rodolfo Rodrigues do Grupo Barcelos.

  • Inventariar as lojas sem impactar as vendas;
  • Padronizar e consolidar as informações do patrimônio;
  • Evitar erros de cadastro como duplicidade de descrição ou plaquetas;

Depoimento

Quais eram as principais preocupações ao iniciar o projeto?

“Nossa principal preocupação era obter visibilidade e controle efetivo de todos os bens patrimoniais, que estão distribuídos entre as lojas e o centro de distribuição.”

– Rodolfo Rodrigues, responsável pela área patrimonial do Grupo Barcelos

Além disso, o Grupo buscava evitar perdas, retrabalhos, compras duplicadas e inconsistências nos cadastros dos ativos. O objetivo era garantir mais confiabilidade nas informações para auditoria e, principalmente, para a tomada de decisões.

Alguma estratégia da Afixcode surpreendeu positivamente?

“A ferramenta usada pela equipe chamou nossa atenção logo no início. É intuitiva, prática, e otimizou muito o tempo da coleta. Pensamos até em adotar um sistema parecido internamente.”

– Rodolfo Rodrigues

Ele destaca também, a importância da tecnologia aplicada no campo, que permitiu coletar informações com agilidade e precisão, contribuindo para a categorização e histórico dos ativos. A coleta via celular ou tablet também trouxe ganho de tempo, algo fundamental para uma rede com mais de 25 lojas.

Como foi a parceria com a equipe da Afixcode?

“A logística construída junto com a equipe foi muito acertada. Eu acompanhei o time em todas as lojas e isso trouxe muita produtividade. Além disso, o fato de manterem o mesmo time do primeiro inventário fez toda a diferença.”

– Rodolfo Rodrigues

A manutenção da equipe técnica do primeiro ciclo foi apontada como um diferencial, garantindo continuidade, familiaridade com a operação e uma troca mais eficiente de informações entre o cliente e a Afixcode.

Como o Grupo Barcelos pretende usar os dados do inventário?

“Agora conseguimos usar essas informações para direcionar investimentos, redistribuir bens ociosos e estruturar processos mais técnicos para manutenção e descarte.”

– Rodolfo Rodrigues

A empresa iniciou um ciclo de auditorias internas, com base nas classificações obtidas no inventário (bens bons, ruins, sucata, etc.), cruzando esses dados com a depreciação e estado de uso dos itens para traçar planos de ação em cada filial.

Quais benefícios foram percebidos após a conclusão do inventário?

“Conseguimos corrigir descrições duplicadas, padronizar os cadastros e organizar os ativos por categorias. Agora conseguimos extrair, por exemplo, todos os bens de TI com facilidade.”

– Rodolfo Rodrigues

Outro ponto citado foi a criação de um book com imagens dos ativos, facilitando a comparação com futuras aquisições e melhorando o processo de catalogação.

Já existe um planejamento para o próximo ciclo?

“Sim, já estamos trabalhando com base nas informações atuais e queremos antecipar o próximo inventário. Nosso objetivo é que ele seja ainda melhor que o anterior.”

– Rodolfo Rodrigues

Considerações finais

O projeto com o Grupo Barcelos é um exemplo de como a gestão do imobilizado pode evoluir para se tornar uma ferramenta estratégica dentro da empresa. A atuação próxima da equipe técnica da Afixcode e a aplicação da metodologia completa garantiram resultados sólidos, com impactos positivos na área fiscal, contábil e de operações.

“Com a Afixcode, o inventário virou também um processo de aprendizado. Eu costumo dizer para o meu time que fizemos mais do que um + um — fizemos onze.”

– Rodolfo Rodrigues

Essa é só uma das histórias que ajudamos a escrever.

Veja como outras empresas também transformaram o controle patrimonial com a Afixcode.

Veja mais casos de sucesso

Quer sair na frente? Continue por aqui.

Veja os conteúdos que preparamos para impulsionar você.

Pronto para decisões que
reduzem custo e aumentam controle?
Controle, rastreabilidade e estratégia — tudo começa com o diagnóstico certo. Fale com quem trata patrimônio como ativo estratégico.

Entre para a lista de quem prefere precisão, não achismo.

Insights práticos e relevantes, conteúdos exclusivos com prioridade — direto na sua caixa de entrada.

Dúvidas Frequentes

Dúvida FAQ

Dúvida FAQ